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E-mails: Erros Comuns

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1E-mails: Erros Comuns Empty E-mails: Erros Comuns 6/5/2008, 22:40

Admin

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* Cuidados básicos e iniciativas simples para evitar erros comuns ao
tratar com e-mails podem melhorar o seu desempenho e garantir a segurança da
sua máquina e até mesmo da rede da empresa ou escola. O gerenciamento
adequado das contas, o cuidado na hora de enviar a mensagem, saber
reconhecer e evitar e-mails fraudulentos e programas maléficos e alguns
cuidados para manter os hackers longe da sua máquina são importantes para a
sua tranquilidade e para a segurança do sistema.

Pensando no usuário ainda iniciante, ou menos acostumado com estes cuidados,
o site ITSecurity, em um artigo, aponta os 25 erros mais comuns ao se
trabalhar com e-mail, e o que se deve fazer para evitá-los. Confira!

A - Gerenciamento adequado das contas

Erro 1: usar apenas uma conta de e-mail
Muitas pessoas pensam no e-mail como seu endereço de casa: um endereço, um
e-mail. A verdade é que o e-mail deve ser como o molho de chaves: cada uma
tem sua função. Uma boa dica para o usuário é ter no mínimo três contas: uma
somente para o trabalho, uma pessoal e outra para uso genérico e
comportamento "perigoso". Isso quer dizer que todas as listas de discussão
vão para esta última conta, assim como este endereço é o que você vai usar
para posts em blogs e formulários online. Esta conta genérica deve ser
substituída a cada seis meses, mais ou menos, já que a esta altura vai estar
entupida de spam.

Erro 2: guardar contas carregadas de spam por muito tempo
É Um fato certo que contas de e-mail vão começar a acumular spam depois de
algum tempo. Quando acontecer, jogue fora e recomece do zero. Filtrar muito
spam dá trabalho demais e desperdiça tempo precioso.

Erro 3: não fechar o navegador depois de deslogar
Quando você usa seu e-mail a partir de um local público, você precisa não só
deslogar da sua conta, mas também fechar a janela do navegador. Alguns
serviços de e-mail apresentam o seu usuário mesmo depois de deslogar.

Erro 4: esquecer de apagar cache, histórico e senhas do navegador
Depois de utilizar um terminal público, é importante que você se lembre de
apagar o cache, o histórico e as senhas do navegador. A maioria dos
navegadores mantém por padrão um histórico de todas as páginas visitadas,
além de senhas e dados pessoais.

Erro 5: utilizar contas de e-mail inseguras para enviar dados importantes
Grandes empresas gastam grandes somas de dinheiro para certificar-se de que
suas redes e contas de e-mail estejam seguras. Nunca utiliza e-mail pessoal
ou seu computador de casa para enviar dados importantes, que devem ser
passados por uma rede protegida.

Erro 6: esquecer que existe o telefone
O e-mail nunca vai ser a prova de falhas. Portanto se você não precisa de um
registro por escrito ou está falando pro outro lado do mundo, talvez um
telefonema seja a forma mais segura de passar informação.

B - Cuidados na hora de enviar mensagens

Erro 7: não utilizar a opção Cópia Carbono Oculta (CCO)
Quando você coloca o endereço de alguém no campo CCO nenhum dos outros
destinatários verão que esta mensagem também foi para ela. Utilizando esta
opção você estará protegendo os endereços das pessoas de spammers.

Erro 8: utilizar sempre o "responder para todos"
Ao utilizar o campo "responder para todos", sua mensagem pode acabar parando
na caixa postal de muita gente que nada tem a ver com o assunto. Por
exemplo, uma amiga lhe manda um e-mail confidencial sobre suas brigas com o
namorado. Em vez de responder este e-mail, você por engano aperta no
"responder a todos" do e-mail anterior que ela havia mandado para 23 pessoas
e você está encrencado.

Erro 9: repassar e-mail
Repassar e-mail é uma forma rápida de repassar informações. Mas ao repassar
uma mensagem, todos os e-mails para os quais a mensagem inicial foi enviada
vão no corpo da mensagem atual. Se a mensagem cair na mão de um spammer, o
estrago está feito. Faça backups e mantenha registros.

Erro 10: deixar de fazer backup de seus e-mails
E-mails não são apenas para conversar, mas também para fazer contratos e
gerenciar transações financeiras, além de decisões profissionais. É
Importante sempre fazer cópias das suas caixas de e-mail, para o caso de
acontecer qualquer problema inexplicável no seu programa e ele perder todos
os seus dados. O Gmail, programa de email do Google, por exemplo, perdeu os
dados de alguns usuários em dezembro de 2006 por causa de uma pane.

Erro 11: acesso móvel: apagar mensagens online
O acesso móvel ao e-mail, através do celular e Blackberry, revolucionou a
forma de pensar. As mensagens não estão mais atreladas ao PC. Mas tem que se
ter cuidado ao ler as mensagens, pois depois de baixar o e-mail para o
Blackberry, ele foi excluído do servidor e não pode mais ser baixado em casa
ou no trabalho. Caso queira baixar as mensagens posteriormente em um
computador, certifique-se que o seu dispositivo móvel esteja configurado
para não apagar as mensagens online.

Erro 12: pensar que um e-mail apagado sumiu para sempre
Não é só apagar o e-mail da caixa de entrada do destinatário e da caixa de
saída do remetente para fazê-lo sumir. Algumas mensagens ficam armazenadas
em arquivos de backup nos servidores por diversos anos e podem ser
recuperados por profissionais. Então, ao escrever um e-mail, sempre pense
que ele será um documento permanente.

C - Saiba evitar e-mails fraudulentos

Erro 13: acreditar que você ganhou na loteria e outras "novidades"
Spammers utilizam uma grande variedade de títulos para convencer as pessoas
a abrirem o e-mail cheio de vírus e outros elementos maléficos. Então preste
atenção: você não ganhou na loteria, não é herdeiro de um rei nigeriano, não
precisa confirmar dados do imposto de renda nem descobrir quanto está
devendo no sistema financeiro - pelo menos não via e-mail não-solicitado.
Preste atenção e esses e outros golpes online.

Erro 14: não reconhecer ataques phishing no conteúdo do e-mail
A melhor forma de manter-se livre de ataques de phishing é identificar o
golpe na leitura do e-mail. Neste tipo de golpe, o usuário é enganado para
entregar seus dados aos criminosos. Tenha cuidado e preste atenção nos
detalhes. Um logo distorcido, mensagens requisitando dados imediatos ou
ameaçando processar o usuário, e-mails vindos de domínios diferentes do da
empresa, são todos indícios de um e-mail de phishing.

Erro 15: enviar dados pessoais e financeiros por e-mail
Bancos e lojas têm, praticamente sem exceção, uma conexão segura onde é
possível colocar dados pessoais e financeiros. Isto é feito porque é sabido
que o grau de segurança do e-mail é muito baixo. Portanto, nunca envie
qualquer tipo de informação sigilosa por e-mail - e fique seguro de que seu
banco não vai lhe pedir para fazer isso. Na dúvida, consulte o banco via
telefone ou o site da instituição.

Erro 16: parar de assinar boletins que você nunca assinou
Uma técnica comum usada por spammers é a de criar boletins de notícias
falsos, que trazem um link para se cancelar o envio. Os usuários que desejam
se descadastrar (sendo que, na verdade, nunca se cadastraram para receber a
mensagem) clicam no link e passam, a partir daí, a receber toneladas de
spam. Se você não se lembra de ter assinado um boletim, simplesmente
classifique-o como spam. É uma solução melhor do que se arriscar a ter um
cavalo-de-tróia (programa que cria uma porta aberta a hackers no PC)
instalado na sua máquina.

D - Evite softwares perigosos

Erro 17: confiar em e-mails assinados por amigos
A maioria dos usuários tem muito cuidado ao ver e-mails de quem não conhece.
Mas quando um amigo envia o e-mail, toda a preocupação é esquecida. Mas a
verdade é que a possibilidade desta mensagem assinada pelo amigo conter
vírus é a mesma do que de qualquer outra. Pessoas que têm programas
maléficos (malware) instalados em sua máquina enviam e-mails com vírus sem
nem saber disso. Portanto, é muito importante manter um programa de
antivírus atualizado em seu computador - e não confiar nem em emails
assinados por alguém que você conhece.

Erro 18: apagar spam ao invés de classificá-lo como tal
Classificar um e-mail como spam faz com que o programa de e-mail passe a
reconhecer aquele tipo de mensagem como "lixo". Simplesmente apagar a
mensagem não faz com que o remetente seja barrado, e você continuaria vítima
dos seus ataques.

Erro 19: desabilitar o filtro de spam
Usuários novos normalmente não têm muito spam e por isso não dão valor ao
filtro de spam. Como o filtro não é perfeito, o inconveniente de ter que
olhar na caixa de spam por mensagens classificadas erroneamente faz com que
muitos desativem a opção por completo. Entretanto, quando mais antiga a
conta, mais spam ela receberá, e sem um filtro, a conta ficará muito difícil
de ser administrada e mais complicado será treinar o filtro. Quanto mais
cedo o filtro for treinado, maior será a vida útil da conta.

Erro 20: deixar de passar antivírus em todos os arquivos anexos
Nove em cada dez vírus que infectam computadores vêm por e-mail. Por isso, é
importante sempre passar antivírus em todos os e-mails que chegam em sua
caixa. Muitos provedores, como o Terra, mantêm serviços de antivírus pela
web, onde todas as mensagens são verificadas automaticamente, aumentando a
segurança.

E - Mantenha os hackers longe

Erro 21: compartilhar dados com outros
Todos já o fizeram. Precisamos de um dado urgente do e-mail e telefonamos e
pedimos para alguém logar na conta dando usuário e senha. Claro que se
confia nesta pessoa, mas mesmo assim, a conta não é mais tão segura quanto
antes. O problema é que talvez seu amigo não utilize as mesmas medidas de
segurança que você. Ele pode utilizar uma rede insegura ou até ter vírus em
seu computador.

Erro 22: usar senhas fáceis de adivinhar
Hackers utilizam programas que pegam nomes comuns e compilam possibilidades
de usuário. Quando alguém recebe spam, o hacker recebe uma mensagem dizendo
que aquele e-mail é válido. A partir daí ele roda um programa com um
dicionário que vai tentando palavras comuns da língua. Por isto uma boa
senha é a que tem no mínimo oito caracteres e intercala maiúsculas,
minúsculas e números, sem sentido algum.

Erro 23: deixar de encriptar (codificar) e-mails importantes
Não importa quantas medidas você tome para estar seguro online, você deve
sempre assumir que alguém pode estar acessando seus dados. Desta forma é
importante encriptar (codificar) suas mensagens mais importantes para evitar
que leiam seus e-mails. Programas de encriptação, como o PGP, estão
disponíveis na web.

Erro 24: utilizar uma rede sem fio sem encriptação
Um dos pontos mais vulneráveis no caminho do e-mail é a distância entre o
laptop e o ponto de acesso sem fio. Por isso é importante manter uma
encriptação com padrão WPA2. O processo é simples e rápido, mesmo para o
usuário mais novato.

Erro 25: deixar de utilizar assinaturas digitais
A lei agora reconhece o e-mail como uma importante forma de comunicação. Uma
forma de combater a falsificação de e-mail é através de uma assinatura
digital ao redigir uma mensagem importante. Uma assinatura ajuda a provar de
quem e de onde o e-mail vem e que a mensagem não foi alterada no meio do
caminho.

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